Nos dias 09 e 10 de janeiro de 2018, foi realizada formação continuada com profissionais da Educação Infantil para crianças de 0 a 3 anos de idade, nas dependências do auditório da Câmara de Vereadores do Município de Rio dos Cedros. Nos dias de encontro, foram realizadas formações e oficinas, envolvendo Brinquedos, brincadeiras, jogos, expressão corporal no desenvolvimento infantil individual e coletivo, estímulos, conhecimento, movimento, desenvolvimento das percepções sensoriais, temporais e espaciais entre outro.
Foram realizadas oficinas, durante no encontro.
Foram realizadas oficinas, durante no encontro.
Seguem os conteúdos da formação
MÓDULO 01
Psicomotricidade e Atividades Lúdicas (04 horas)
– Exploração e análise de materiais, Brinquedos, Brincadeiras, Jogos, Expressão Corporal no desenvolvimento Infantil individual e coletivo;
– Estímulo e desenvolvimento das Habilidades Motoras: força, equilíbrio, flexibilidade, lateralidade, coordenação fina e ampla;
– As Fases do Desenvolvimento Motor/Cognitivo/Psíquico conforme Piaget e atividades lúdico-pedagógicas adequadas para cada etapa: Linguagem, Interações, Vivências, Sensibilidade, Emoções e Significados;
– Organização do Espaço Educogênese na criação de Rotinas como sequência de momentos lúdicos de aprendizagem para exploração das potencialidades da criança com ritmo, encanto e movimento;
– Diferenciação entre cuidar, brincar e educar; Expressão e os gestos no ato de Brincar; Jogos Lúdicos nas respectivas faixas etárias: abordagens emocionais, cognitivas, filosófica e a inteligência emocional;
– Conhecer e vivenciar o corpo, suas possibilidades de movimento, equilíbrio, desenvolvimento das percepções sensoriais, temporais e espaciais;
– Exercícios de coordenação motora ampla e fina, coordenação viso-motora;
– Brinquedoteca: funções, montagem, ensino, o lugar do lúdico e como o professor atuar;
– Como proporcionar vivências éticas, estéticas e de inclusão das crianças e no convívio entre elas; situações de aprendizagem na busca da autonomia, auto-organização, bem-estar e saúde;
– Metodologias e Técnicas tendo por base a atividade livre e a estimulação sensório-motora conforme Montessori.
MÓDULO 02
Linguagem (04 horas)
– Educando e estimulando os Sentidos: exercícios de discriminação, reconhecimento e relação;
– A utilização das Múltiplas Linguagens na construção do conhecimento, criação de hábitos, fortalecimento da auto-estima, desenvolvimento da oralidade e dar significados para a escrita;
– Desenvolvimento da linguagem nos primeiros anos de vida, como aprimorar a fala, comunicação, vocabulário, fonoarticulação e associação de ideias;
– Atividades de comunicação e expressão que desenvolvam as linguagens verbal, gestual, dramática, plástica, musical e corporal;
– Estímulo e desenvolvimento das Habilidades Comportamentais: desinibição, socialização/inclusão, conceitos de saúde e vivências emocionais;
– Proporcionar as primeiras noções da linguagem escrita;
– Aquisição da Linguagem, suas Fases (receptiva e afetiva) e Funções na Criança: como e quando fazer o seu uso afetivo, lúdico, prático, representativo e dialético;
– Utilização de Técnicas e Instrumentos Pedagógicos Montessorianos para o desenvolvimento integral da criança com prazer, autonomia, liberdade e ação direcionada funcionando como exercícios úteis e necessários à vida.
MÓDULO 03
Matemática (Pré-logicidade) (04 horas)
– Práticas diversas com instrumentos concretos no ensino da Matemática e na construção das primeiras noções pré-lógicas;
– Trabalho com Blocos Lógicos: o ensino de matemática por meio de atividades, brincadeiras e jogos infantis – tamanho, distância, quantidade, diferenças, espaço, tempo, cores, volume, peso;
– Atividades envolvendo os conceitos de seriação, correspondência, pertinência, classificação, ordenação e conjuntos;
– Práticas de comparação visual por meio da observação de formas, tamanhos, espessuras, texturas e cores;
– Desenvolvimento da motricidade e de operações lógicas sequenciais;